De que depende o sucesso da minha comunicação

rosto_tchella

Mas… então…. o que faz um bom improvisador em cena? …as mesmas funções e as mesmas questões que vão fazer um bom improvisador musical tocar um instrumento. E cada forma de expressão tem uma linguagem própria. Assim como se grava um vídeo, ou fazemos uma palestra. Toda linguagem artística é feita deforma e conteúdo. Então a primeira grande coisa que a gente precisa entender é qual é a linguagem do show e qual é a linguagem do estar ao vivo.
O show é uma arte completamente diferente na arte de gravar músicas, pois você não tem a presença do público na sua frente nem mesmo tem a questão visual. Porém, quando estudamos para gravar ou quando estamos compondo novas músicas não precisamos nos preocupar com outras pessoas à nossa volta. Porém, quando já sabemos o que vamos fazer e como fazer, começamos a esboçar qual é a melhor maneira de interpretar o que já aprendemos e desenvolvemos. E neste momento é que realmente estamos começando usar técnicas que vão ajudar a entregar o que já preparamos anteriormente.
Todavia, quando a figura do performer/musico é vista pelo público e, a presença do público é vista/sentida pelo performer/musico se estabelece um canal de comunicação entre ambos. E este é simplesmente a chama que estabelece o principio básico da comunicação. Onde temos um emissor, e um receptor simultaneamente. E aí, talvez, o primeiro grande erro é não perceber que você está comunicando algo e que você está fazendo um tipo de arte. Sim, Arte.

Neste momento você estabelece uma comunicação onde você é transmissor de um assunto e o público é o receptor desse assunto. E, então, o público só vai te assistir porque ele estará esperando você dizer algo de novo. De interessante.

Neste momento deve-se levar em conta que todos estão esperando que este seu assunto e sua informação tenha um mínimo de qualidade. Que seja inteligível, formatada, interessante e nova, afinal de contas o canal de comunicação já esta estabelecido e os códigos que serão usados são determinantes para que seu público mantenha atenção naquilo que você executa. Neste momento está claro que qualquer coisa que você realizar será analisado pelo público ávido por seu assunto. Outrossim, cabe ao performer/musico saber escolher quais códigos usar, de acordo com a proposta previamente acertada entre ambos.

Talvez a grande vantagem que que o performer leva é o fato de poder se preparar com antecedência, escolhendo os assuntos e a melhor maneira de informar isto ao público. Aqui, leva-se em contas que tudo será preparado. Sons; textos; imagens; movimentações pelo espaço e tudo o mais.

Talvez o mais importante seja perceber que as técnicas que qualquer artista ou performer usam em cena podem ser aprendidas e treinadas até o momento de sua completa assimilação. E especialmente neste século isto acaba se tornando algo imprescindível para qualquer pessoas que trabalha com comunicação e pretende informar com qualidade. Entusiasmando e gerando autoridade quando se comunica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.